terça-feira, 13 de outubro de 2015

Quem é Você Alasca?

Quem é Você Alasca
Gênero: Jovem/ Contemporâneo.



Título Original: Looking For Alaska
Editora: Jhon Green
Autor: Martins Fontes
Sinopse: Primeira cerveja. Primeiro trote. Primeiro amigo. Primeiro amor. Últimas palavras.Vencedor do Printz Award, da American Library Association, e estreia de John Green como uma das vozes mais cativantes e inovadoras da ficção contemporânea, 'Quem é você, Alasca? ' retrata brilhantemente o impacto indelével que uma vida pode exercer sobre outra.
Miles Halter estava em busca de um Grande Talvez. Alasca Young queria saber como sair do labirinto. Suas vidas se colidiram na Escola Culver Creek, e nada nunca mais foi o mesmo.
Mas antes, um breve resumo de como tudo aconteceu:
Miles Halter vivia uma vidinha sem graça e sem muitas emoções (ou amizades) na Flórida. Ele tinha um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história. Uma dessas personalidades, François Rabelais, um escritor do século XV, disse no leito de morte que ia em “busca de um Grande Talvez”. Para não ter que esperar a morte para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para a Escola Culver Creek, um internato no ensolarado Alabama.
Lá, ele conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: “Como vou sair desse labirinto?” Inteligente, engraçada, louca e incrivelmente sexy, Alasca vai arrastar Miles para seu labirinto e catapultá-lo sem misericórdia na direção do Grande Talvez. Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la, mesmo tentando sem sucesso decifrar o enigma indecifrável de seus olhos verde-esmeralda.





Vou começar falando que, o que fez querer ler esse livro foi ver que uma mesma obra ganhou em torno de 6 capas diferentes, então pensei, deve ser bom mesmo e também porque cada capa ilustra algo totalmente diferente uma da outra, mas que após ler o livro vi que todas as capas compõe a estoria isso eu achei bem legal.

Eu particularmente nunca sou louca pra ler os livros de Jhon Green, eu sei que ele é o best queridinho dos leitores e bla bla bla, mas não me empolgo muito com ele.
Esse é o segundo livro do autor que leio, o primeiro foi A Culpa é das Estrelas, que resenhei AQUI, li porque um amigo da faculdade me indicou após ler, e eu gostei, de longe não é meu livro favorito, mas gostei. No geral, após ler o segundo livro do autor, este que vou resenhar neste post, definiria o autor como o clássico livro juvenil contemporâneo, os temas sempre envolve algo polêmico do mundo jovem, bebida, droga, sexo, morte e etc, coisas que jovens gostam de ler, mas a grande sacada do autor é tratar tais temas de forma leve, até que natural sem causar polêmica, ai e não sei se a acho incrível por conseguir ser singelo ou acho fraco, por se esquivar do verdadeiro peso de tais temas, ai fica a critério de cada um, eu ainda não me decidi.
Vamos a resenha então:


O livro é narrado por Miles (Gordo) numa divisão de antes e depois, isso vocês vão entender durante a leitura, pois não dou spoilers por aqui rs. Miles é o típico CDF que não tem amigos, nunca fumou, bebeu ou transou, até entrar na nova escola, e fazer parte de um grupo de amigos nada comuns: Coronel, Takumi e Alasca. Coronel basicamente é a estrutura do grupo, Takume é aquele participa de tudo mas morre de medo de ser pego, já Alasca é o coração da turma, tem uma personalidade quase que bipolar, espontânea age sem pensar muitas vezes e vive em busca da saida do labirinto.



Esse grupo de amigos, viveram muitas histórias juntos, será um ano atípico na vida de Miles, todas as novidades e adaptações. Alasca será grande responsável por essa mudança, e mudará não só a vida de Miles, mas de todos que vivem ao seu redor, uma verdadeira metamorfose ambulante, em busca de tudo ou nada, com todas as respostas ou sem nenhuma. Quem já passou da adolescencia vai se ver em muitos momentos do livro, conflitos, dúvidas e medos, quem ainda está vivendo tudo isso vai se deliciar em conhecer jovens com personalidades, sonhos e historias de vida tão singulares unidos pela mesma ânsia que aproveitar a vida.

Beijos,
=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...